Café 2 de Julho

Você sabe a importância de tomar o café da manhã?

Dormir, acordar e tomar o café da manhã é uma rotina para a maioria das pessoas. Mas, você sabe a importância dessa refeição?

 

Poucos são os que realmente compreendem. Para a nutrição, no entanto, o desjejum deveria ser uma refeição completa, assim como o almoço e o jantar. É uma etapa da alimentação essencial para a saúde, para a manutenção do peso ideal e, principalmente, para o equilíbrio de tudo o que se fará e se comerá durante o dia.

 

A  primeira refeição é o momento ideal para que sejam consumidas fibras, através da ingestão de cereais, frutas frescas e sucos naturais. De acordo com nutricionista da Massas Santista, Larissa Marques, um café da manhã completo deve sempre ter uma fonte de carboidrato, proteína e uma fruta.

 

Há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas, segundo Larissa, todas as refeições são essenciais para o corpo humano. “Eu não diria que o café da manhã é a refeição mais importante, pois devemos nos alimentar bem e corretamente várias vezes ao dia para que nosso organismo responda de maneira favorável as suas funções”, explica Marques.

 

Segundo Larissa, um exemplo de café da manhã saudável seria: duas fatias de pão integral com duas colheres de sopa de queijos: requeijão ou cottage ou minas ou ricota e uma fruta. Dá para optar pelo suco de fruta também, mas a fruta in natura é sempre melhor.

 

Outro exemplo, é um copo de vitamina de fruta batida com leite e algum tipo de cereal, como aveia e granola.

 

O café da manhã tem a função de repor a energia que foi perdida durante o sono. Tanto os adultos como as crianças que consomem café da manhã regularmente tendem a ter um peso corporal mais saudável do que os que pulam o café da manhã. Estar com um peso saudável é importante para manter o bem estar.

 

Fonte: A Tribuna